Compartilhe

Música Indígena Brasileira e suas influências

por Ivini Ferraz

A música indígena está presente nas diversas manifestações culturais e sociais brasileiras seja nos rituais de magia e cura ou nos  arranjos da nossa música popular brasileira, nosso cancioneiro propriamente dito.  Nas festas das aldeias, nas comunidades caiçaras e ribeirinhas podendo ser percebida em diferentes linguagens sonoras, mas principalmente na presença dos instrumentos de sopros (flautas nativas)  nas percussões do maracás, apitos, chocoalhos, sementes e tambores.

A música indígena brasileira é  rica e é sobretudo uma música vocal. A maioria dos povos indígenas associa sua música ao universo transcendente e mágico, empregando o som e o verbo em seus rituais. Na batida dos pés eles dão ritmo aos  coros. Os cantos buscam a comunicação com o divino mas também com sociedade, sua  tribo, país, aldeia global.

A tradição musical indígena não é um objeto de antiquário, é algo vivo e sempre em mutação, sendo constantemente praticada e renovada, incorporando até mesmo material não-índio, ainda que mantenha seus valores e formas essenciais preservados, e é uma vitrine de suas visões de mundo, cristalizadas em formas sonoras. Esta música originária e ancestral  vem sofrendo diversas modificações melódicas com introdução do violão e outros instrumentos de origem não indígena e o aprendizado da língua portuguesa.

Resta uma pergunta afinal: O que é musica indígena? Aquela de origem  ancestral sem influência da musicalidade branca ou também toda música produzida pelos indígenas  influenciada por suas heranças ancestrais?

Deixe o seu comentário:

https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_ind%C3%ADgena_brasileira

Conheça  ainda a Radio Yandê  que só toca musica indígena

http://radioyande.com/

Mais  sobre  a  história

http://musicabrasileira.webnode.com.br/estilos-musicais-brasileiros/musica-indigenas/

CD Transformando a tradição de Ninawa na Loja Cipó 

Conheça  expressões atuais de  música indígena atual